Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diario de uma mulher negra

Hello sou a Elsa,este é o meu pequeno canto do mundo.Sou amante de sapatos,roupa,Make up,acessórios e tudo mais!Sou mãe e esposa.Esta é uma tentativa de um blog de beleza,lifestyle,moda e maluquices de uma black mad woman!

Diario de uma mulher negra

Hello sou a Elsa,este é o meu pequeno canto do mundo.Sou amante de sapatos,roupa,Make up,acessórios e tudo mais!Sou mãe e esposa.Esta é uma tentativa de um blog de beleza,lifestyle,moda e maluquices de uma black mad woman!

Qui | 04.08.16

O que é "pretoguês"?

 "Pretoguês" forma pejorativa com que os colonizadores portugueses denominavam a linguagem híbrida português/quimbundo utilizada pela população angolana .

   expressão dos bilíngües coloniais, a qual constituía motivo de freqüente menosprezo destes e, portanto, uma das fontes alimentadoras do racismo do colonizador em relação ao colonizado."

Hello people,

Eu sou uma pessoa pacífica, detesto confusões e muito menos bate bocas.Eu fiz este blog para expressar meus sentimentos,as minhas doidices e opiniões mais ou menos!

É óbvio que sendo negra defendo tudo que tenha a ver com a raça negra.Tenho evitado dar opiniões fortes em relação a certos assuntos,porque depois posso me transformar numa fanática e ninguém gosta de fanáticos.

.Mas ás vezes não podemos fingir de mortos para sempre.

Ontem estava a assistir o programa passadeira vermelha na SIC caras e estavam a falar de um assunto que envolvia o actor Zé Carlos Perreira, quando a dona Luísa Castelo Branco que até  é uma pessoa que respeito muito,saiu-se com esta frase mais ou menos assim"estamos aqui a falar português e não pretogues"!

Agora pergunto o que é pretogues? Pretogues é uma forma de dizer que os "pretos" não falam bem português.Tenho 41 anos de idade,estamos no século 21 e temos uma pessoa supostamente culta a usar estes termos na televisão! Há duas semanas atrás foi a polémica com dr.Quintino Aires por causa dos ciganos.Até quando vamos deixar andar?

Existe liberdade de expressão e existe "liberdade de expressão"!

Depois dizem que nós somos"sensíveis"a tudo!Pois eu sou sensível quando se usa expressões dessas numa era em que somos todos "iguais" e não ao "racismo"!

Sou sensível quando tenho uma filha de 6 anos a qual tenho vindo a ensinar que somos todos iguais,somos todos seres humanos e que ela é igual a todos os meninos e meninas deste mundo.

A cor da pele não interessa.Mas depois ligo a TV e vejo dr.Quintino a falar sobre ciganos e a dona Luisa a usar a expressão pretogues?Em quê que ficamos?

Pois ficámos em 400 anos de escravatura banalizada e termos que todos acham normal usar porque já faz parte da tradição da sociedade!

O que que vou ensinar a uma criança nascida de 2 raças? Que uma é melhor que a outra?Retiro tudo aquilo que lhe ensinei e faço-a sentir inferior uma vida inteira?Sabem que ela já perguntou o que é ser escravo?

Disse-lhe que eram coisas de adultos e quando tiver idade suficiente hei-de lhe explicar.

Não quero tirar a sua inocencia doce,fresca e alegre que ela tem, não quero passa-la a minha infancia e o que tivemos de suportar e engolir para crescer.Ela sabe que só existe amor e assim irá continuar até ter a idade certa.

Talvez a senhora não tenha dito por mal mas se estamos a lutar pela igualdade certas expressões devem ser evitadas para não ter uma má interpretação.Se não nos impusermos agora,quando se instalará a igualdade?

Já chega de banalizar certos assuntos e acharem que não tem mal em usar e que ninguém se vai ofender!

1 comentário

Comentar post