Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diario de uma mulher negra

Hello,sou Elsa Varela este é o meu pequeno mundo.Amo sapatos,roupa,Maquilhagem e acessórios.Sou mãe e esposa.Isto é uma tentativa de blog sobre beleza,lifestyle,moda e parvoíces de uma mulher negra!

Diario de uma mulher negra

Hello,sou Elsa Varela este é o meu pequeno mundo.Amo sapatos,roupa,Maquilhagem e acessórios.Sou mãe e esposa.Isto é uma tentativa de blog sobre beleza,lifestyle,moda e parvoíces de uma mulher negra!

Sab | 13.06.15

Nao me vejo,nao compro!

 NÃO ME VEJO,

NÃO COMPRO!

Eu sou uma pessoa que vê muita televisão.E ao ver televisão,quer dizer que também vejo muita publicidade.E ao ver muita publicidade,não vejo pessoas negras a fazer publicidade.

Hoje en dia o"negro" está na moda,na musica,nas novas telenovelas...

E na publicidade?

 Como estamos e Portugal,vou falar sobre Portugal.

 Portugal não considera o negro comercial ou potencial comprador.Poucas vezes somos representados na publicidade.Somos a população invisivel,não somos vendidos,o negro por si só é uma cor feia.Sendo assim uma ausencia constante nos anuncios,exercendo actividades banais do dia-a-dia.Como por exemplo,usando um pensinho diário,uma pasta dos dentes ou simplesmente fazer compras nos supermercados.Dando a ideia de que não somos humanos suficiente para executar essas tarefas.

Não vejo mulheres negras suficientes nos anuncios de TV,outdoors,revistas femininas a vender vernizes,roupa,cremes para pele ou mesmo electrodomesticos.

Quando aparecemos,aparecemos no meio de uma duzia de mulheres brancas em evidencia e aparecemos  no mais pequeno pormenor para sermos o mais invisivel possivel.

Considero o apartheid publicitario ás pessoas negras,especificamente as mulheres na publicidade,mostra que as agencias de publicidade não vê com bons olhos as pessoas negras na publicidade.Os negros não são vendedores de produtos,o negro como cor ou como pessoa não gera lucros.

Um blog brasileiro que sigo e que se chama "blogueiras negras"  fizeram uma pesquisa de mercado de algumas marcas famosas,para vera quantidade de mulheres negras e brancas são representadas para vender a marca.

Ficou assim evidente que algumas marcas mesmo que proclamem deversidade,não são tão diversas quanto isso.Agora peço ás mulheres negras para verem estes resultados e guardarem na mente na altura de fazer compras em certas marcas. E que talvez seja altura de procurar ou exigir marcas que nos representem um pouco mais.Estou seriamente a pensar que chegou a hora de começar bater o pé e gritar,NÃO ME VEJO,NÃO COMPRO!

Eis aqui o resultado da pesquisa das Blogueiras negras feitas no Brasil,talvez mesmo sem um estudo de mercado feito em Portugal a conclusão seria identica.

Quantas marcas Portugal tem uma mpessoa negra a representa-la?Quase nenhumas.Este também é um resultado da minha opnião.                                                        

 

 

   

 

 

Zara (350 mulheres) – 100% brancas

bmart

Natura (250 mulheres) – 95% brancas

natura

C&A (565 mulheres) – 87% brancas

cea

O Boticario (250 mulheres) – 93% brancas

 

boticario

Avon – (300 mulheres) – 95% brancas

avon

Vichy  (537 mulheres) – 93% brancas

10822189_10205323345707660_101614563_nPara mim a representividade importa e para vocês?

2 comentários

Comentar post